Peres Jepchirchir Quebra recorde mundial feminino na Maratona de Londres

广告位火热招租中

A campeã olímpica da maratona, a queniana Peres Jepchirchir (adidas), 30 anos, quebrou o recorde mundial feminino (women's-only) dos 42km por 45 segundos na 44ª Maratona de Londres, selo Platinum da World Atlhetics, realizada no domingo, 21 de abril. Mais de 50 mil pessoas se inscreveram para esta maratona que realizou um sorteio com mais de 500 mil para selecioná-las. A elite feminina largou às 9h25 (horário local) e Peres cravou 2:16:16, marca que deve ser ratificada em breve. Atenção, este não é recorde mundial feminino da maratona, mas o recorde feminino women's-only da maratona - em provas exclusivamente femininas ou quando as mulheres largam bem antes dos homens, caso de Londres, onde a categoria masculina larga 35 minutos após a feminina. O recorde mundial feminino da maratona é da etíope Tigst Assefa - 2:11:57, estabelecido na Maratona de Berlim, em setembro de 2023.

Maratona de Londres

"Sabia que tinha chances, mas não esperava quebrar esse recorde mundial. Todas as mulheres eram fortes e rápidas e entrei muito focada, e no final começou a ventar e me concentrei mais ainda", revelou a campeã à assessoria de imprensa da prova. A 800 metros da linha da chegada, a tricampeã mundial de meia maratona deixou longe suas rivais, inclusive a recordista mundial, que terminou na casa das 2:17 - para garantir sua terceira vitória em uma Majors. Londres é uma das seis maratonas do circuito Majors (Tóquio, Boston, Londres, Chicago, Berlim e NYC). Aliás, essa vitória carimbou o passaporte da queniana rumo a Paris. "Estou muito feliz por isso. Não vai ser nada fácil defender meu título na olimpíada, mas vou dar o meu melhor", acrescentou.

Peres domina a prova desde o início

Peres imprimiu um ritmo bem rápido desde o início no pelotão da frente, que se formou com nove mulheres, que correram juntas os 10 primeiros quilômetros em 31:26. Quando chegaram aos 21k - 1:07:04, o pelotão contava com sete mulheres. Metros depois, o pelotão virou um quarteto com Jepchirchir, Assefa (adidas), Joyciline Jepkosgei (adidas - campeã da Maratona de Londres em 2021) e Megertu Alemu (Nike - vice-campeã de 2023) e correram juntas por mais 13 quilômetros. Quando o relógio marcava 2h15, faltando pouco mais de um minuto para o fim, Alemu desacelerou. Segundos depois, Peres ligou o turbo e deixou para trás Jepkosgei e Assefa. A queniana avançou até a linha de chegada em 2h16min16seg, quebrando o recorde mundial feminino de 2h17min01s estabelecido por Mary Keitany em 2017, também na Maratona de Londres.

Corrida

Masculino - Na prova masculina, que largou às 10h, Alexander Mutiso Munyao (adidas), 41 anos, que estreava em Londres, fez a dobradinha queniana com Peres ao vencer a maratona em 2:04:01, terminando 14 segundos à frente do etíope Kenenisa Bekele (Anta Sports), que era a grande aposta da prova. O terceiro foi o maratonista inglês Emile Cairess, 26 anos, que bateu seu recorde pessoal - 2:06:46. Um britânico não subia ao pódio dessa maratona desde 2018.

"Senti que poderia vencer no KM 40, e graças a Deus venci, esta foi a vitória mais importante da minha vida, que com certeza vai me abrir várias oportunidades. Kelvin Kiptum estava sempre em meu pensamento, que ele descanse em paz", revelou o campeão à assessor


Por /Corrida para todos


广告位火热招租中