Irã ataca Israel! O que causou essa tensão? A esse respeito, citamos a captura do navio e o bloqueio

广告位火热招租中

O mais recente ataque de drones lançados pelo Irã em direção a Israel gera tensão entre os países e eleva as preocupações internacionais. De acordo com a imprensa americana, dezenas de drones foram identificados pela inteligência dos Estados Unidos antes mesmo da ofensiva ter sido iniciada. Esse ataque já era esperado e surge como uma retaliação contra Israel depois de ter ocorrido, no último dia 2, um bombardeio em Damasco. Conforme as tensões entre os dois países aumentam, o mundo assiste ao desenvolvimento de mais um capítulo na história de conflitos no Oriente Médio.

Imagem de drone com o céu ao fundo

Ações que inflamaram as tensões

Antes do ataque iraniano, várias ações protagonizadas por ambos os países os colocavam em posição de conflito. A morte de líderes e dois generais iranianos da Guarda Revolucionária Islâmica em ataques de Israel foram o estopim para a troca de ameaças. O presidente iraniano Ebrahim Raisi chamou o ataque de Israel de “desumano, agressivo e desprezível” e prometeu retaliação. Já o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, condenou a ação e advertiu que “o regime maligno sionista será punido”. Em resposta, o chanceler israelense, Israel Katz, advertiu na rede social X que haveria uma reação em caso de ataque iraniano direto ao território israelense.

Interceptação de foguetes e drones do Hezbollah

Imagem ilustrativa de drone e míssil sendo interceptados pelo Domo de Ferro

No dia 12 de março, o exército de Israel interceptou projéteis lançados pela milícia radical xiita Hezbollah, apoiada pelo Irã, no norte do país. Utilizando o Domo de Ferro, um sistema de defesa aérea com tecnologia de ponta, não houve registro de mortes ou feridos. Na ofensiva, o Hezbollah assumiu a autoria do ataque com dezenas de foguetes Katyusha contra as posições do Exército de Israel.

Navio apreendido

Imagem de navio sendo apreendido pelo Irã

No dia 13 de março, soldados da Guarda Revolucionária paramilitar do Irã apreenderam uma embarcação ligada a Israel. O navio é um cargueiro carregado com contêineres e estava perto do Estreito de Ormuz. A embarcação de bandeira portuguesa é associada à Zodiac Maritime, com sede em Londres, que integra o Zodiac Group do bilionário israelense Eyal Ofer.

Posicionamento dos Estados Unidos

Imagem de bandeiras dos Estados Unidos, Israel e Irã juntas

Diante das tensões entre os países envolvidos, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que estava de folga em sua casa de praia em Delaware, retornou à Casa Branca em 13 de março para se reunir com sua equipe de segurança. Biden já tinha se pronunciado anteriormente apoiando Israel e antecipando que os Estados Unidos estavam prontos para ajudar o país. Em paralelo, o conselheiro de segurança dos EUA, Jake Sullivan, conversou com autoridades israelenses para reforçar o compromisso de Washington com a segurança de Israel. O Pentágono também informou que o secretário da Defesa, Lloyd Austin, conversou com o seu homólogo israelense para discutir ameaças regionais urgentes e deixou claro que Israel poderia contar com o apoio total dos EUA em caso de ataques do Irã e seus representantes.

Impacto regional

Com o ataque de drones do Irã em direção a Israel, as tensões afetaram a região próxima aos países envolvidos. Jordânia, Líbano, Iraque e Israel fecharam espaço aéreo, e as autoridades locais cancelaram atividades e reuniões planejadas. Kuwait, Síria, Iraque e Líbano relataram alterações no tráfego aéreo civil devido a perturbações nos sistemas GPS. Esse ataque gera preocupações internacionais quanto ao avanço do conflito no Oriente Médio e as possíveis consequências.

O conflito entre Israel e Irã está longe de chegar a um fim. Esperamos que essa situação seja resolvida de maneira pacífica. Deixem nos comentários qual a sua opinião sobre o assunto. Acompanhe-nos para mais notícias sobre eventos globais.

Por: [Seu nome]

Agradecemos por ler nosso artigo. Deixe seu comentário abaixo e nos siga em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Não se esqueça de curtir, comentar, seguir e compartilhar. Obrigado!


Por /


广告位火热招租中