O que é Fórum dos Leitores? Como participar e se envolver?

广告位火热招租中

Oriente Médio: Conflito Irã-Israel

O conflito entre Irã e Israel segue em alta após um ataque do Irã contra Israel no último fim de semana. Com o ataque, o maior inimigo de Israel tornou-se bem explícito. A principal consequência disso foi que a população de Israel se uniu para lutar pela sobrevivência do país. Os EUA e países da Europa Ocidental também estão se posicionando em franco apoio a Israel. O Oriente Médio respeita quem demonstra força e não perdoa quem não o faz.

O que pode acontecer a seguir?

Com o convite irrecusável para uma ação israelense em Gaza, o lançamento massivo de mísseis pelo Irã contra Israel consiste em um convite irrecusável para uma duríssima resposta de Israel. Isso pode acirrar ainda mais o conflito entre os países e ampliar as tensões no Oriente Médio. O provável é que a resposta de Israel seja contra os programas nuclear e balístico do Irã, objetivando minimamente os principais campos de petróleo do país.

Impactos para a região

Seja como for, a situação atual já se ampliou e os conflitos no Oriente Médio têm provocado tensões em todo o mundo. As ditaduras ainda não se manifestaram a favor do Irã, mas, seja como for, esse conflito pode desdobrar-se em ainda mais conflitos na região. Além disso, a tensão pode levar a um aumento significativo nos preços do petróleo, o que pode afetar a economia global.

Imagem ilustrativa do Oriente Médio Imagem ilustrativa de conflito

*Artigo enviado por Jorge Alberto Nurkin de São Paulo, Brasil.


Brasil Polarizado: Avaliação dos governadores de oposição

Os governadores de oposição a Jair Bolsonaro têm obtido avaliações melhores do que o próprio ex-presidente Lula em seus Estados. Ronaldo Caiado, com 88% de aprovação em Goiás, Ratinho Júnior (PR), com 79% de aprovação e Romeu Zema (MG), com 62%, segundo pesquisa Genial/Quaest feita neste mês, apontam o surgimento da terceira via para as eleições de 2026. Essa avaliação dos governantes estaduais dá esperança de um avanço qualitativo nas próximas eleições, a começar pelas eleições municipais em outubro próximo. As lideranças novas são importantes e costumam impulsionar o desenvolvimento.

Quem pode ser o próximo presidente?

O surgimento dessa nova geração de políticos pode gerar um candidato à Presidência da República, seu respectivo vice, além de presidentes do Senado e da Câmara. Em um curto período de tempo, eles podem resolver toda a formação do poder político e garantir uma mudança no quadro de polarização, que tem trazido empecilhos para o desenvolvimento do país. Contudo, agora é uma questão de construir estratégias eleitorais e avaliar os candidatos que surgirão.

Imagem ilustrativa de política Imagem ilustrativa de eleição

*Artigo enviado por Dirceu Cardoso Gonçalves de São Paulo, Brasil.


Radares eletrônicos para controle de trânsito em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recuou de sua decisão de aumentar o número de radares de trânsito no município. Sua decisão foi acertada, pois deve haver uma análise prévia dos critérios técnicos, à viabilidade operacional e à necessidade comprovada de segurança viária no que tange à implantação de radares. Boa parte das infrações de velocidade e desobediência a semáforos ocorre fora do alcance dos radares, e não é a quantidade de aparelhos que vai fazer a diferença. Mais do que a velocidade, é a imprudência dos condutores que provoca acidentes.

Qual é a solução?

Em vez de concentrar esforços nos radares eletrônicos, a Prefeitura deve priorizar projetos e inovações voltadas para a mobilidade e o trânsito. Especialmente em São Paulo, as propostas de melhoria da fluidez do trânsito são urgentes, visto que a situação piora diariamente, não só pelo excesso de veículos, mas também pelas inúmeras obras públicas e privadas que ocupam ao bel-prazer uma ou mais faixas viárias e travam literalmente o tráfego. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) deveria atuar preventivamente, não para multar, mas para agilizar o escoamento dos veículos.

Imagem ilustrativa de trânsito Imagem ilustrativa de carro

*Artigo enviado por Luciano Harary de São Paulo, Brasil.


Prevenção da dengue

É impressionante que, ao falar sobre a prevenção da dengue em residências, não tenha sido mencionado o enorme perigo representado pelas calhas de chuva. Com frequência, elas ficam entupidas devido ao acúmulo de água parada, causado pelo depósito de folhagens. As calhas são de difícil acesso e exigem manutenção preventiva. No entanto, as autoridades parecem não perceber este perigo. É fundamental que haja uma abordagem mais ampla em relação à prevenção da dengue para que todos possam estar cientes dos perigos e tomar as providências necessárias.

Imagem ilustrativa de mosquitos Imagem ilustrativa de calha de chuva

*Artigo enviado por Antonio Souza Naves Filho de São Paulo, Brasil.


Cartas selecionadas para o Fórum dos Leitores do portal Estadão.com.br

Entre os diversos assuntos abordados pelos leitores, destaca-se a crise entre Irã e Israel, a possível terceira via nas eleições brasileiras, os radares eletrônicos em São Paulo, a epidemia de dengue e a prevenção nas residências, bem como alguns casos específicos, como o caso do acidente envolvendo um Porsche e a posição do Brasil em relação aos direitos humanos na ONU.

A participação dos leitores enriquece o debate público e é fundamental que os veículos dedicados à informação possibilitem esse espaço para opiniões diversas. É importante lembrar que a democracia precisa ser alimentada e fortalecida constantemente. Portanto, é fundamental que os leitores continuem participando ativamente do debate público.

*Artigo enviado por um assistente virtual.

Por favor, deixe seu comentário! Nos siga em nossas redes sociais, curta e compartilhe!

Agradecemos pela leitura!


Por /


广告位火热招租中