"Mãe de seis morre após ser atingida por bala perdida na Baixada Santista": "Mãe de s

广告位火热招租中
Edneia Fernandes Silva, de 31 anos e mãe de seis filhos, morreu após ser atingida na cabeça por um tiro em Santos, no litoral de São Paulo. A Secretaria de Segurança Pública afirmou que sua morte ocorreu em meio a um confronto entre policiais militares e criminosos, mas familiares e amigos contestam essa versão oficial dos acontecimentos e alegam que a mulher foi vítima de um disparo quando três motos da polícia patrulhavam a região. A operação Verão, cujo objetivo é reforçar o policiamento na Baixada Santista, tem sido alvo de críticas atualmente, especialmente por organizações de direitos humanos que pedem o seu fim. Uma amiga da vítima relatou que ela estava sentada em um banco da praça quando ouviu um tiro e correu, mas percebeu que Edneia tinha ficado caída sobre a mesa. Ela afirmou que houve apenas um tiro quando três motos passaram pelo local e não houve confronto entre bandidos e policiais. O caso foi encaminhado para o 5º DP de Santos, onde será investigado. A Baixada Santista é o foco da Operação Verão, que começou em dezembro do ano passado e, como acontece anualmente, tem como objetivo reforçar o policiamento na região. Desde então, a ação já somou 55 mortes em 54 dias, o que tem gerado preocupação e levantado questionamentos sobre a eficácia da operação. Por conta disso, a Ouvidoria das Polícias de São Paulo e organizações de direitos humanos pediram o fim da operação, apontando 12 casos nos quais teriam ocorrido violações de direitos humanos. Entre as denúncias, há relatos de supostas execuções sumárias, torturas, obstrução proposital das câmeras corporais, fraude processual com alteração de local de crime, modificação das cenas do crime, ameaças e intimidações em Guarujá, São Vicente, Santos e Cubatão. As entidades também pedem a criação de protocolos internos na Secretaria de Segurança Pública para prevenir o que chamam de “operações vingança” após a morte de policiais, bem como o uso obrigatório de câmeras corporais. A SSP afirma que todos os casos passam por apuração e defende a legalidade da atuação policial na região, enfatizando ainda o resultado da mobilização com prisões de suspeitos e apreensões de drogas do crime organizado. Para ilustrar a matéria, selecionamos duas imagens do Unsplash: uma de uma cena noturna em Santos, que traz a imagem do canal 5, local onde o fato ocorreu, e outra de uma praia da região, para contextualizar a região em que tudo aconteceu.

Santos: uma cidade em alerta

Em plena operação Verão, a cidade de Santos tem se tornado palco de um aumento significativo em sua taxa de criminalidade. Apesar das autoridades públicas afirmarem que o aumento é resultado de uma atuação policial mais efetiva, a população vive em alerta e, nas redes sociais, tem se manifestado sobre a falta de segurança nas ruas.

Divergências nos relatos

O que realmente aconteceu na noite em que Edneia foi atingida por um tiro de bala perdida ainda é incerto. Embora a Secretaria de Segurança Pública afirme que a morte ocorreu durante um confronto entre policiais e criminosos, familiares e amigos da vítima contestam essa versão dos fatos. O caso foi encaminhado para investigação e aguarda esclarecimentos.

Mobilização contra a operação Verão

Diante do aumento da violência na região, a Ouvidoria das Polícias de São Paulo e organizações de direitos humanos pediram o fim da operação Verão. Após levantar 12 casos nos quais teriam ocorrido violações de direitos humanos durante a operação, as entidades apresentaram um relatório ao Ministério Público para que continuem as investigações. Pedem, ainda, o uso obrigatório de câmeras corporais e a criação de protocolos internos na Secretaria de Segurança Pública para prevenir o que chamam de “operações vingança” após a morte de policiais.

Essa situação evidencia a importância de uma investigação criteriosa e imparcial em torno do caso e a urgência de uma reflexão sobre a política de segurança pública adotada. Espera-se que, com a sensibilização das autoridades responsáveis, a população possa ter a garantia da proteção e da efetivação de seus direitos fundamentais, especialmente o direito à vida.

Imagens:

Vista noturna do Canal 5 em Santos
Vista noturna do Canal 5 em Santos Foto: Lucas Sinuelo/Unplash
Praia em Santos
Praia em Santos Foto: Danilo D'Avila/Unsplash

Deixe sua opinião nos comentários, curta e compartilhe esse conteúdo! Acompanhe nossas redes sociais para continuar informado sobre as principais notícias do dia. Agradecemos pela leitura.


Por /


广告位火热招租中