Dias Toffoli faz ‘piada’ com peso de Flávio Dino em sessão no STF; veja vídeo Toffoli faz ‘piada’ co

广告位火热招租中

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli fez uma piada sobre a forma física do colega Flávio Dino durante a sessão plenária da Corte nesta quarta-feira, 20. Durante a discussão dos ministros sobre três ações envolvendo a pauta ambiental, Toffoli afirmou, rindo, que a experiência de Dino “só não é maior que ele”.

“As argumentações do ministro Flávio, com a experiência que ele tem da vida pública, é muito grande. Só não é maior que ele”, afirmou Toffoli ao fazer seu voto. Dino respondeu, também rindo, dizendo que tomaria providências sobre a brincadeira. “Peço providências para a Procuradoria-Geral da República. Acho que há indícios de um crime de ação penal pública, viu doutor?”, rebateu, em tom de brincadeira.

Repercussão das 'piadas' e ataques

As “piadas” envolvendo o peso do mais novo ministro do STF não são de hoje, e já foram feitas tanto por aliado quanto por desafeto político dele.

Dino foi atacado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo menos quatro vezes com falas focadas em sua forma física. Quando era um dos cotados para a vaga no STF, Dino foi comparado a uma baleia pelo ex-chefe do Executivo. Em novembro de 2023, Bolsonaro ironizou o inquérito do qual é alvo por importunação a uma baleia-jubarte. Sem citá-lo nominalmente, se referiu ao então ministro da Justiça como “a única baleia que não gosta” dele na Esplanada.

Respostas às críticas

Em outra ocasião, em 2022, Bolsonaro disse que líderes de Estado comunistas geralmente são obesos. “Já reparou que nos países comunistas, geralmente o chefe é gordo? Coreia do Norte, Venezuela, são gordinhos, né? Maranhão…”

Dino respondeu o ex-presidente em seu perfil no X (antigo Twitter), classificando o comentário como “compatível com a notória escassez de neurônios do indivíduo” e disse “vai trabalhar”.

Polêmicas e controvérsias

Em agosto de 2021, também respondendo a um comentário de Bolsonaro, que disse que “quanto mais pobre é o Estado, mais gordo é o governador”, o ex-governador do Maranhão recomendou que o então presidente fosse trabalhar.

Imagem relacionada à obesidade
Imagem relacionada à obesidade

Em março do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um comentário sobre o peso do então ministro da Justiça em uma reunião ministerial. No encontro, o petista afirmou que o almoço ocorreria durante os discursos e que serviriam “pouca comida” para Dino.

Conclusão e reflexão

No mesmo mês, durante o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, Lula disse que “a obesidade causa tanto mal quanto a fome. É por isso que Flávio Dino está andando de bicicleta”. Apesar dos risos vindos da plateia e do próprio alvo da “brincadeira”, nas redes sociais o comentário foi interpretado como gordofóbico, repercutindo negativamente.

Por fim, fica a reflexão sobre os limites do humor e da crítica, especialmente quando se trata de questões físicas e pessoais. Como sociedade, devemos buscar respeito mútuo e evitar discursos que promovam o preconceito e a discriminação. Afinal, as palavras têm poder e impacto significativo nas vidas das pessoas.

Leitores, agora é a sua vez de compartilhar suas opiniões e reflexões sobre esse tema. Deixe seus comentários abaixo, siga-nos para mais conteúdos relevantes e não se esqueça de dar seu like se achou este artigo útil. Agradecemos pela leitura atenta e pelas contribuições!


Por /


广告位火热招租中