Inflação e desemprego na Europa: Bolsas reagem com direções opostas

广告位火热招租中
Índices acionários europeus em movimentos limitados nesta quarta-feira Os índices acionários europeus estão apresentando variações distintas nesta quarta-feira, com movimentos limitados. Isso se dá enquanto os agentes avaliam dados econômicos recém-divulgados, que mostraram desaceleração da inflação e a manutenção da taxa de desemprego na zona do euro em níveis recordes mínimos. O índice Stoxx 600, por volta das 7h40 (horário de Brasília), apresentava queda de 0,03%, a 508,42 pontos. Enquanto isso, o índice DAX, de Frankfurt, avançava 0,23%, a Bolsa de Paris registrava alta de 0,18% e o FTSE, de Londres, caía 0,39%. Empresa de engenharia Renishaw cai mais de 3% Entre as ações, a Renishaw, uma empresa de engenharia listada em Londres, caiu mais de 3% depois que a Siemens, da Alemanha, confirmou que não irá fazer uma oferta pela companhia. Desaceleração da inflação e taxa de desemprego na zona do euro em níveis recordes mínimos O índice de preços ao consumidor (CPI, da sigla em inglês) da zona do euro ficou em 2,4% no mês passado, segundo dados preliminares da agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado foi inferior ao consenso de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 2,6%. O núcleo do CPI, que exclui preços voláteis de energia, alimentos e tabaco, atingiu 2,9% no dado preliminar de março. A taxa de desemprego da região se manteve em 6,5% em fevereiro, nível recorde de baixa. Dados do CPI podem levar corte de juros pelo BCE em junho Para os economistas da Pantheon Macroeconomics, os dados do CPI reforçam a tese de cortes nos juros pelo Banco Central Europeu (BCE) em junho. “Mas será que ela [a inflação de março] é suficiente para produzir um corte nas taxas do BCE em abril? Achamos que não. Em junho, sim. A inflação média do primeiro trimestre ficou em linha com as previsões de março do BCE, e a perspectiva para o segundo trimestre está, neste momento, amplamente em linha com as previsões do banco”, diz a nota. Confira as imagens Unsplash API relacionadas ao mercado financeiro abaixo: Imagem de mercado financeiro 1 Imagem de mercado financeiro 2

O que causou as variações limitadas dos índices acionários europeus?

A performance limitada dos índices acionários pode ser atribuída ao fato dos agentes ainda estarem avaliando as informações recentes de desaceleração da inflação e a manutenção da taxa de desemprego em recordes mínimos na zona do euro.

Qual foi o resultado do CPI?

Segundo dados preliminares da agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro ficou em 2,4% no mês passado. O resultado foi inferior ao consenso de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 2,6%.

Qual é a perspectiva para as taxas de juros do BCE?

A inflação média do primeiro trimestre ficou em linha com as previsões de março do BCE, e a perspectiva para o segundo trimestre está, neste momento, amplamente em linha com as previsões do banco. Portanto, os dados do CPI de março reforçam a tese do corte nos juros pelo BCE em junho.

Em conclusão, podemos afirmar que os índices acionários europeus apresentaram variações distintas nesta quarta-feira, enquanto os agentes avaliavam os dados econômicos recentes. Após a desaceleração da inflação e a manutenção da taxa de desemprego na zona do euro em recordes mínimos, é possível que o BCE adote medidas para cortar as taxas de juros em junho.

Lembre-se, deixe seu comentário sobre o que achou deste artigo. Para mais notícias, nos siga nas redes sociais e nos acompanhe diariamente.

Agradecemos por ler até aqui!


Por /Igor Sodré


广告位火热招租中