Joe Biden sugere que tio foi devorado por canibais durante a 2ª Guerra Mundial na Papua-Nova Guiné P

广告位火热招租中

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criou uma situação delicada com Papua-Nova Guiné, na Oceania, ao insinuar que seu tio foi vítima de canibalismo no país durante a 2ª Guerra Mundial. No domingo, 21, o primeiro-ministro James Marape acusou Biden de menosprezar a nação insular, que é um parceiro importante para os EUA nas ilhas do Pacífico.

Como Biden gerou controvérsia

O presidente americano sugeriu duas vezes, sem apresentar provas, na semana passada, que seu tio, o segundo tenente Ambrose Finnegan Jr., aviador do Corpo Aéreo do Exército, foi comido por canibais depois que o avião em que estava caiu.

Reação de Marape

Em resposta, Marape acusou Biden de menosprezar Papua-Nova Guiné. “As observações do presidente Biden podem ter sido um lapso linguístico; no entanto, o meu país não merece ser rotulado como tal”, disse Marape em comunicado.

A 2ª Guerra Mundial e Papua-Nova Guiné

Marape enfatizou que a 2ª Guerra Mundial não foi responsabilidade de seu povo, mas eles foram arrastados para um conflito que não iniciaram. Ele pediu aos EUA para encontrar seus mortos de guerra e limpar os destroços da guerra no país.

Papua-Nova Guiné
Foto ilustrativa de Papua-Nova Guiné

Reunião com o ministro chinês

A declaração de Marape coincidiu com sua reunião com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, para fortalecer as relações. Os EUA buscam uma parceria estratégica com Papua-Nova Guiné, crucial para um possível isolamento da China em caso de guerra.

Pentágono não tem provas

Segundo o Pentágono, o tio de Biden morreu em 14 de maio de 1944, como passageiro de um avião das Forças Aéreas do Exército que caiu no Oceano Pacífico, na costa norte de Papua-Nova Guiné, por razões desconhecidas.

Joe Biden
Foto ilustrativa de Joe Biden

Considerações finais

Biden estava falando sobre a bravura de seu tio e de muitos militares dos EUA que arriscaram suas vidas. A questão levanta debates sobre a memória histórica e as relações diplomáticas sensíveis entre os países.

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de seguir, curtir e compartilhar. Agradecemos por nos acompanhar!


Por /


广告位火热招租中