Estratégias para vacinação em São Paulo: Alcançando a cobertura vacinal desejada. Aprenda agora!

广告位火热招租中

Recentemente, a cidade de São Paulo tem comemorado o aumento da cobertura vacinal em praticamente todos os imunizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Esse desempenho é resultado de um planejamento criterioso e do empenho da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o apoio da gestão liderada pelo prefeito Ricardo Nunes, em proteger os paulistanos através da vacinação.

Um papel importante na proteção dos paulistanos

Essa elevação da cobertura vacinal em São Paulo é um resultado merecido de um trabalho árduo, que envolve uma gestão comprometida com a proteção da população. Desde o início da pandemia, a cidade tem se destacado em relação a outras cidades brasileiras por empreender uma vacinação em massa contra a Covid-19, aplicando mais de 42 milhões de doses. Ao mesmo tempo, a oferta de vacinas do PNI através da multivacinação não foi interrompida. Em 2023, um total de 14.467.558 doses de vacinas foram aplicadas na cidade.

Resultados promissores

Esses esforços têm trazidos resultados promissores impedindo que a cobertura vacinal caia, o que, no entanto, está acontecendo em outras partes do mundo. Por exemplo, os índices de vacinação contra pneumonia subiram de 79,33% em 2021 para 91,44% em 2023. A vacina contra a febre amarela, que antes tinha uma cobertura de 70,17%, agora está com 93,51%. A vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR D1) ultrapassou a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério de Saúde, chegando a 98,50%. A proteção contra a meningite também foi reforçada, passando de 77,69% para 89,95%.

Ações empreendidas pela SMS

Esses indicadores positivos na cobertura vacinal foram alcançados graças a um trabalho estruturado da vigilância em saúde, sistematizado pelo Programa Municipal de Imunizações (PMI) e integrado à Atenção Básica e demais setores SMS. Foram realizados investimentos em recursos físicos, humanos e em capacidade operacional, incluindo a ampliação e qualificação de postos de vacinação e aquisição de equipamentos. Para garantir que todos os paulistanos pudessem se vacinar, também foram realizadas melhorias na logística de distribuição de insumos, incluindo a diversidade das regiões da cidade.

Estratégias para a adesão dos munícipes

As estratégias para viabilizar a adesão dos munícipes incluem uma ampla divulgação da disponibilidade dos imunizantes, por meio de campanhas, da busca ativa de faltosos e da promoção de “Dias D”, com abertura das unidades de saúde aos sábados para receber a população. Crianças e adolescentes recebem atenção especial, com a distribuição da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) em escolas. Foram emitidos mais de 700 mil DVAs em 2022 e 2023. Em 2024 serão distribuídos cerca de 1,5 milhão de DVAs.

O desafio de atingir todas as metas de cobertura vacinal

Apesar de todos esses esforços, a SMS não se considera satisfeita. O desafio é atingir todas as metas de cobertura vacinal até 2024. Com o respaldo da gestão municipal, o profissionalismo e engajamento dos profissionais de saúde e o apoio e adesão da população paulistana, certamente chegaremos lá. É importante lembrar que a vacinação é uma forma eficaz de prevenir doenças, protegendo a nós mesmos e aos outros.

Se você ainda não se vacinou contra as doenças recomendadas pelo PNI, procure um posto de saúde próximo de você e proteja a sua saúde e a de todos que estão ao seu redor.

Imagem de vacinação Imagem de cuidados com a saúde

Comente abaixo sobre o que você acha da importância da vacinação para a prevenção de doenças. Não se esqueça de seguir nossa página para ficar por dentro de mais novidades como essa e deixar um like se gostou do conteúdo. Obrigado por ler!


Por /Blog do Fausto Macedo


广告位火热招租中