O papel do líder no sucesso da marca empregadora | Como os líderes podem influenciar a reputação da

广告位火热招租中

Há algumas semanas, um profissional da área de TI compartilhou uma planilha de “empresas tóxicas”, incitando profissionais a denunciar suas organizações. A ideia se espalhou como rastilho de pólvora pelas redes sociais, com milhares de pessoas registrando queixas de má gestão, assédio, precarização, discriminação — sem que as companhias citadas pudessem responder ou se posicionar a respeito das reclamações e, em alguns, das graves denúncias.

PUBLICIDADE

Para surpresa geral, boa parte das empresas mencionadas na lista ostentam o selo GPTW (Great Place to Work ou, em português, Melhores Empresas para Trabalhar). É claro que devemos analisar os relatos com cuidado, afinal, são comentários anônimos e sem validação, que não refletem a opinião de 100% dos colaboradores. Além disso, nenhuma companhia é perfeita – sempre haverá processos e comportamentos a serem aprimorados.

O que está causando problemas?

Ao analisar a lista com atenção, categorizando todos os tipos de protesto, problemas com a liderança surgem em primeiro lugar, seguidos por questões de remuneração e benefícios. Aspectos como infraestrutura do escritório, acesso à tecnologia, organização de processos internos, comunicação ou desenvolvimento carreira, aparecem de maneira mais modesta - e isso não me surpreende.


Por /Radar do Emprego


广告位火热招租中