Por que os clubes da Série A estão demitindo tantos técnicos atualmente? 8 trocas de técnicos na Sé

广告位火热招租中

Os primeiros meses da temporada 2024 do futebol brasileiro foram de reavaliações e reajustes na comissão técnica para oito times da Série A do Brasileirão, que trocaram de treinador antes do início do campeonato nacional. Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians e Cruzeiro demitiram os técnicos com os quais iniciaram o ano, enquanto Cuiabá, Juventude e São Paulo precisaram buscar soluções após seus respectivos comandantes aceitarem propostas de outras equipes.

A lista dos que recorreram às demissões tem três clubes que se transformaram em Sociedade Anônima do Futebol, a SAF, modelo de gestão avaliado como mais profissional por seus entusiastas: Atlético-MG , Botafogo e Cruzeiro. Ao longo do ano passado, as SAFs já haviam mostrado grande tendência a trocas no comando técnico, já que os seis times adeptos do modelo no Brasileirão 2023 trocaram de treinador ao menos uma vez.

Imagem ilustrativa - Foto: Unsplash

Falta de metodologia e comunicação provocam trocas constantes

Um dos clubes que se acostumou com trocas recorrentes no comando foi o Corinthians, no momento estabilizado com António Oliveira. Depois da passagem do português, o então analista Fernando Lázaro foi efetivado como treinador para a temporada 2023. Durou até abril e foi substituído por Cuca, demitido após sete dias, em razão de protestos de torcedores, que trouxeram à tona a condenação por estupro sofrida pelo treinador na década de 1980. Ele conseguiu a anulação do julgamento no início de 2024.

Após a polêmica vinda de Cuca, o Corinthians recorreu a Vanderlei Luxemburgo, mas acabou 2023 com Mano Menezes como técnico. O ano virou e o grupo Renovação e Transparência, representado pela figura do presidente Duílio Monteiro Alves, deixou a cadeira presidencial após 16 anos para dar lugar a Augusto Melo. Uma sequência de quatro derrotas no Paulistão custou o cargo a Mano, substituído por António Oliveira.

Imagem ilustrativa - Foto: Unsplash

Quais times do Brasileirão já trocaram de treinador?

  • Athletico-PR: Saiu Juan Carlos Osorio (demitido), entrou Cuca
  • Atlético-MG: Saiu Felipão (demitido), entrou Gabriel Milito
  • Botafogo: Saiu Tiago Nunes (demitido), entrou Artur Jorge
  • Corinthians: Saiu Mano Menezes (demitido), entrou António Oliveira
  • Cruzeiro: Saiu Nicolás Larcamón (demitido), entrou Fernando Seabra
  • Cuiabá: Saiu António Oliveira (para o Corinthians); vem sendo comandado interinamente por Luiz Fernando Iubel
  • Juventude: Saiu Thiago Carpini (para o São Paulo), entrou Roger Machado
  • São Paulo: Saiu Dorival Júnior (para a seleção), entrou Thiago Carpini

O ‘clube dos longevos’ na Série A

Quando o Brasileirão 2023 terminou, apenas cinco times não haviam mudado de técnico ao longo da temporada. O mesmo quinteto vai começar a edição 2024 do campeonato nacional sem mudança no comando: o Palmeiras de Abel Ferreira, o Fluminense de Fernando Diniz, o Grêmio de Renato Gaúcho, o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda e o Red Bull Bragantino de Pedro Caixinha. Soma-se a eles o Criciúma de Cláudio Tencati, que veio da Série B - o técnico assumiu o time catarinense em outubro de 2021.

Imagem ilustrativa - Foto: Unsplash

Conclusão

A busca por resultados imediatos tem levado muitos clubes a trocarem de técnico constantemente, em um movimento muitas vezes precipitado e pouco planejado. Isso evidencia a falta de metodologia e comunicação entre dirigentes e treinadores, que resulta em trocas constantes no comando dentro e fora de campo. É necessário que as diretorias levem em consideração a importância da sinergia entre comissão técnica, jogadores e outros profissionais do clube, além de avaliarem os impactos a longo prazo das decisões tomadas.

E você, o que acha sobre esse assunto? Comente abaixo e nos conte sua opinião!

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para compartilhar e não deixe de nos seguir para ficar por dentro de todas as novidades.


Por /


广告位火热招租中