Rede D’Or e Bradesco Saúde liderarão consolidação no setor hospitalar, afirma Itaú BBA Rede D’Or e B

广告位火热招租中

Com a pressão por alargamento de prazos de recebimento, cancelamentos de contratos e dificuldades para credenciar novas unidades, os hospitais independentes e com elevada alavancagem financeira podem entrar em uma nova fase de consolidação liderada por Rede D’Or e Bradesco Saúde (via Atlântica, empresa da seguradora que atua nessa área).

Segundo os analistas do Itaú BBA, os alvos dessa consolidação tendem a ser a Dasa e Américas, além de grupos menores. Espera-se que, em 2024, as fusões e aquisições no setor de saúde sejam retomadas.

Como seriam as possíveis combinações

Considerando sempre hospitais localizados num raio de 5 km, foram feitas estimativas das concentrações de mercado em caso de junções da Rede D’Or com Dasa, ou com Américas.

Rede D’Or e Dasa

Caso aconteça a junção entre Rede D’Or e Dasa, há grande sobreposição em três cidades - Rio, São Paulo e DF. A participação de mercado da companhia combinada na região onde está o Nove de Julho (no centro de São Paulo) seria de 11%, enquanto nas proximidades do Santa Paula (zona sul de SP), a concentração seria de 16%.

Adquirir o negócio de diagnóstico da Dasa aumentaria a integração vertical da Rede D’Or ao estar presente em todos os pontos de contato da jornada do paciente.

Rede D’Or e Américas

Caso a líder do setor hospitalar adquira o Américas, várias regiões teriam ao menos três hospitais de concorrentes por perto. Assim como na Dasa, a maioria dos hospitais do Américas está localizada em grandes cidades com alta concentração de leitos.

Estimativas de ganhos de sinergia e alavancagem

Cada leito foi estimado em R$ 3 milhões e uma margem Ebitda de 21% após captura de sinergias. Se a Rede D'Or adquirir os hospitais da Dasa, por exemplo, o múltiplo EV/Ebitda pós-sinergia seria de 5,3 vezes em 2024. Em caso de fusão, assumindo apenas uma troca de ações e prêmio de 20% sobre a cotação atual da Dasa, o EV/Ebita pós-sinergia também seria de 5,3 vezes e o endividamento subiria na mesma proporção no caso de uma aquisição.

No caso da Rede D’Or adquirir o Américas, o múltiplo que mensura o valor da empresa com base no Ebitda, após as sinergias, seria de 6,9 vezes em 2024. A alavancagem subiria para 3,2 vezes.

Considerações finais

O Itaú BBA destaca que essas potenciais transações passarão por um escrutínio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, tanto o mercado quanto o órgão, serão cautelosos sobre qualquer forma de concentração excessiva.

Além disso, o banco diminuiu o preço-alvo de Fleury, reiterando recomendação de compra, mas também cortou o preço-alvo de Rede D’Or e Dasa, reiterando recomendação neutra para as duas.

Conteúdo originalmente publicado pelo Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico.

Deixe seu comentário abaixo e siga o Valor Investe no Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube.

Imagem de hospital
Imagem de hospital

Por que a consolidação no setor de saúde é importante para o SEO?

A consolidação no setor de saúde é um assunto extremamente relevante para ser abordado pelo SEO, uma vez que irá influenciar diretamente no posicionamento dos hospitais nos resultados de pesquisa. Em caso de fusões e aquisições, esses estabelecimentos terão de redesenhar suas estratégias de SEO para manter ou melhorar a visibilidade em campanhas de marketing digital, principalmente nas regiões onde são concorrentes com grande concentração de mercado. Ou seja, a consolidação não apenas afetará diretamente o mercado, mas também impactará na forma como os usuários encontram informações sobre serviços de saúde na internet.

Imagem de profissional de saúde cuidando de paciente
Imagem de profissional de saúde cuidando de paciente

Como a tecnologia pode ajudar na consolidação do setor de saúde?

A tecnologia pode ser uma grande aliada na consolidação do setor de saúde, auxiliando na integração dos sistemas de informação, além de trazer mais eficiência e qualidade aos processos operacionais e assistenciais. A partir de plataformas de inteligência artificial, big data e análise de dados, é possível automatizar atividades, personalizar o atendimento a pacientes e avaliar a qualidade dos serviços prestados, auxiliando na tomada de decisões estratégicas para a consolidação do setor e melhorando a experiência do paciente.

Imagem de tecnologia aplicada à saúde
Imagem de tecnologia aplicada à saúde

Como o setor de saúde deve se preparar para a consolidação?

O setor de saúde deve estar atento às mudanças e tendências do mercado, especialmente em relação às movimentações e consolidações de empresas do segmento. É preciso se preparar para enfrentar a concorrência intensa, identificando possíveis oportunidades de negócios e levando em conta as particularidades da região e do público atendido. A busca por mecanismos de eficiência e qualidade no atendimento, inovações no tratamento e maior personalização no serviço prestado também podem ser fatores determinantes para o sucesso dos negócios na área da saúde.

Não deixe de seguir o Valor Investe nas redes sociais e de deixar sua opinião sobre esse assunto nos comentários! Acompanhe as notícias do mercado em tempo real.

Imagem de profissionais cuidando de paciente
Imagem de profissionais cuidando de paciente


Por /Beth Koike


广告位火热招租中