Os desafios da adoção responsável de IA: IBM Consulting debate estratégias para empresas

广告位火热招租中

Inteligência artificial (IA) é um tema em franca expansão nas discussões sobre transformação digital nas empresas, muitas vezes gerando dúvidas sobre sua aplicação e benefícios. Empresas pioneiras nessa área, como a IBM, recebem constantemente perguntas sobre como aplicar a IA no negócio de forma útil. De sua parte, a IBM destaca que a tecnologia evolui rapidamente, trazendo benefícios, mas aumentando a dificuldade das empresas em atualizar-se. A 3ª edição do IBM Leadership Connect, em São Paulo, reuniu líderes de grandes empresas de vários setores para discutir a aplicação da inteligência artificial, seus riscos e oportunidades para diferentes áreas empresariais. O cenário continuará evoluindo, mas é necessário que cada empresa saiba qual modelo de IA funciona dentro de casa, considerando fatores como tamanho dos conjuntos de dados, funcionalidades, segurança dos dados e custo de execução. E isso não deveria paralisar a alta liderança, que deve integrar a tecnologia com suas estratégias de negócios e focar em casos de uso de alto valor enquanto potencializa o trabalho humano.

O desafio psicológico: controlando a ansiedade da equipe

Empresas que adotam IA no dia a dia têm o desafio de não apenas controlar a ansiedade dos líderes, mas também dos times – que se dividem entre a vontade de testar novas tecnologias e o medo dos impactos na produtividade. Para excluir a psicologia dessa linha de frente e criar equipes mais produtivas, as empresas precisam entender como a inteligência artificial é uma ferramenta para potencializar o trabalho, mostrar como ela pode ser uma aliada, ajudando a entender perfis diferentes de clientes. O que exige capacitação e uma liderança que saiba potencializar o trabalho humano.

Segurança dos dados é fundamental

Como em quase todas as frentes empresariais, a segurança dos dados é uma questão-chave para o sucesso da adoção da inteligência artificial. É preciso criar um ambiente seguro de proteção de dados, definir de forma clara as verticais a aplicar IA, além de gestão de riscos e de políticas que estejam em harmonia com códigos de conduta e de compliance. A IA pode ser uma aliada na defesa dos sistemas, ajudando na detecção de ameaças e elaborando proteção contra elas rapidamente.

Governança corporativa é tão fundamental quanto a IA

Outro aspecto importante ao adotar a IA é sua ligação com a governança corporativa. Toda organização deve ter um ambiente seguro de proteção de dados e definição clara das verticais que vão aplicar a IA, além de gestão de riscos e de políticas que estejam em harmonia com códigos de conduta e de compliance. Esse conjunto de ferramentas ajuda a maximizar benefícios e reduzir problemas. A elaboração de uma regulação que olhe para o assunto de maneira ampla e aberta é importante para o futuro da cogestão de IA nas empresas.

Em síntese, o convite à reflexão dos líderes empresariais é claro: é importante que eles acompanhem os avanços tecnológicos e busquem adotar a IA de maneira responsável, ética e com um propósito definido. Os líderes devem integrar a tecnologia cuidadosamente às suas estratégias de negócios e focar em casos de uso que tenham conexão com seus objetivos e que possam resolver uma dor da empresa e de seus colaboradores.

Fonte: Estadão

Imagens:

Imagem 1

Imagem 2

Leia também:

Por /


广告位火热招租中