Lula usa gravata em homenagem ao cachorro ’Joca’ e cobra providências da Anac e da Gol Por que Lula

广告位火热招租中

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou uma gravata para homenagear um cachorro chamado “Joca”, um golden retriever de cinco anos que morreu durante um transporte aéreo pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol. A morte do animal causou comoção nas redes sociais e Lula aproveitou uma cerimônia de assinatura de projetos voltados ao Ministério da Cultura para cobrar providências da companhia aérea e uma fiscalização mais ostensiva por parte da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Golden Retriever
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usando a gravata em homenagem ao cachorro Joca

Em seu discurso, Lula afirmou que a Gol tem que prestar contas e que a Anac tem que fiscalizar esse tipo de situação. Ainda segundo o ex-presidente, permitir que isso ocorra no Brasil é inadmissível e é preciso que sejam tomadas medidas para evitar que casos como esse voltem a acontecer.

Por que a morte de Joca causou tanta comoção?

A morte de Joca causou muita comoção nas redes sociais e gerou diversas manifestações de solidariedade e indignação. Isso porque o golden retriever era um animal de estimação muito querido pelo seu tutor, João Fantazzini, que esperava recebê-lo com alegria em seu novo destino.

O que aconteceu com Joca?

Joca foi deixado no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com a finalidade de ser transportado para Sinop, no Mato Grosso. No entanto, a Gollog, empresa responsável pelo transporte de cargas da Gol, acabou embarcando Joca para Fortaleza, no Ceará. Quando o tutor do cachorro chegou em seu destino, ele foi notificado sobre o ocorrido e decidiu voltar para Guarulhos.

Cachorro viajando
Cachorro viajando

O que a Gol está fazendo a respeito do caso?

Após o incidente, a Gol suspendeu o serviço de transporte de cães e gatos por 30 dias e informou que está fazendo uma sindicância interna para apurar a morte do cachorro. A companhia aérea ainda afirmou que está à disposição da família para prestar todos os esclarecimentos necessários sobre o ocorrido.

O que a Anac está fazendo a respeito do caso?

A Anac instaurou um processo administrativo contra a Gol, que terá três dias para explicar os motivos que levaram à morte de Joca durante o transporte. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acionou a agência reguladora após o incidente e afirmou que a fiscalização será intensificada para evitar que essas situações se repitam no futuro.

No geral, a história de Joca serviu para chamar a atenção para os direitos dos animais em situações de transporte aéreo e para a necessidade de fiscalização em relação a esse tipo de serviço. É importante que as empresas aéreas sejam responsáveis por garantir o bem-estar e a segurança de todos os animais que transportam, sejam eles animais de estimação ou cargas vivas.

Nesse sentido, os tutores de animais também têm um papel importante a desempenhar, certificando-se de que seus pets estejam em boas condições de saúde antes de serem transportados e tomando todas as precauções necessárias para garantir sua segurança e bem-estar durante o transporte.

E você, já passou por alguma situação semelhante com seu animal de estimação durante uma viagem aérea? Compartilhe sua história nos comentários.

Lembre-se também de curtir, compartilhar e comentar este artigo para ajudar


Por /


广告位火热招租中