Lula aprova a regulamentação tributária: Texto final fechado por Haddad nesta terça-feira

广告位火热招租中

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que irá discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira dois pontos a serem endereçados nos textos de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo.

Em caso de aprovação do presidente, os projetos podem ser enviados ao Congresso já nesta semana, de acordo com Haddad. Ele afirmou que "Se o presidente bater o martelo nesses dois pontos, que não me parecem difíceis de resolver, a gente fecha o texto amanhã e podemos encaminhar nesta semana".

Recentemente, Lula fez uma crítica aos ministros em relação à articulação política, pedindo mais agilidade de Geraldo Alckmin e que Haddad deixasse de ler livro e passasse mais tempo discutindo com parlamentares.

Qual é a expectativa para a aprovação da Reforma Tributária?

Haddad informou que os textos da Reforma Tributária devem ser encaminhados ao Congresso já nesta semana, após discussão e aprovação do presidente. Algumas questões ainda precisam ser endereçadas nos textos de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo, mas segundo Haddad, isso não deve ser um problema. A expectativa é que as discussões avancem e o Congresso aprove a reforma o mais rápido possível.

Como estão as relações do governo com o Congresso?

O governo do petista passa por um momento de desgaste no Congresso. Lula afirmou recentemente que é necessário conversar com bancada A e B, mas que é difícil, podendo ser essa uma dificuldade no avanço da Reforma Tributária. É possível que nos próximos dias ocorra uma reunião entre Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e a do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para melhorar a relação do governo com o Congresso. As reuniões serão individuais, e não com os dois congressistas ao mesmo tempo.

Qual é a postura dos ministros em relação à articulação política?

Apesar da crítica de Lula, Haddad afirmou que conversa bastante com parlamentares e é justamente isso que ele faz de sua vida. A declaração de Lula aconteceu no lançamento do programa Acredita, pacote de crédito voltado a pequenos negócios, no Palácio do Planalto. A postura dos ministros é de continuar negociando e conversando com os parlamentares para que a Reforma Tributária seja aprovada o mais breve possível.

Imagem de tributação
Imagem de debate

Em resumo, a expectativa para a aprovação da Reforma Tributária é grande, mas alguns pontos precisam ser discutidos e aprovados pelo presidente e Congresso. As relações do governo com o Congresso não estão em seu melhor momento, por isso estão sendo tomadas medidas para melhorar a comunicação e avançar as discussões sobre a Reforma. Apesar da crítica, os ministros continuam se esforçando para negociar com os parlamentares.

Não deixe de comentar e compartilhar este artigo, bem como seguir nosso perfil para ficar por dentro de todas as novidades!

Agradecemos pela leitura!


Por /


广告位火热招租中