Quatro mortes no litoral de SP: Bombeiros procuram dois desaparecidos

广告位火热招租中

Quatro pessoas morreram afogadas em um período de dez horas nas praias do litoral de São Paulo, com mais dois desaparecidos que ainda estão sendo procurados pelos bombeiros. Desde janeiro deste ano, 51 pessoas já morreram afogadas nas praias da região, número alarmante que está preocupando as autoridades e alertando os banhistas sobre os perigos do mar.

praia

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mudança climática tem fortalecido as correntes marítimas, aumentando o risco para os banhistas. As correntes de retorno são as principais responsáveis pelos afogamentos recentes na praia, e têm sido mais fortes e imprevisíveis do que em anos anteriores.

Por que as correntes de retorno estão mais fortes?

O aumento das mudanças climáticas afeta diretamente as correntes marítimas, trazendo riscos imprevisíveis para os banhistas. As correntes de retorno ocorrem quando as ondas recuam, formando uma corrente de água que puxa os nadadores de volta para o mar. Essa corrente pode ser muito forte em algumas praias, dependendo das condições climáticas e da topografia do local.

oceano

Os incidentes recentes

Os incidentes recentes mostram que é necessário tomar precauções ao nadar no mar. A seguir, listamos a cronologia das ocorrências mais recentes que resultaram em afogamento:

  • 8h40 – Na praia central de Mongaguá, um homem de 57 anos morreu após ser arrastado por uma correnteza
  • 9h45 - Um homem de 38 anos morreu na Praia do Suarão, em Itanhaém, enquanto nadava com seu filho e sobrinho que foram resgatados com vida
  • 11h00 – Um jovem de 22 anos desapareceu no mar após se afogar na praia do bairro Balneário Maracanã, em Praia Grande
  • 12h30 - Na Praia das Pitangueiras, em Guarujá, uma mulher de 40 anos morreu após ser retirada da água com parada cardiorrespiratória
  • 13h00 - Um adolescente de 14 anos foi retirado da água após cair em uma corrente de retorno no bairro Tupi, em Praia Grande. Seu amigo de 13 anos não conseguiu sair da água e ainda está desaparecido.
  • 18h40 – Um homem de aproximadamente 40 anos desapareceu no mar quando se banhava na Praia de Maranduba, em Ubatuba.

O que podemos fazer para evitar afogamentos?

Existem algumas precauções que podemos tomar ao nadar no mar. Abaixo listamos algumas delas:

  • Não entre no mar em praias sem sinalização
  • Se não souber nadar ou tiver ingerido bebidas alcoólicas não entre na água
  • Fique com a água do mar abaixo da linha da cintura
  • Se cair em corrente de retorno, nade para o lado mais próximo da areia
  • Se não conseguir nadar peça socorro e economize energia boiando até a chegada da ajuda

Conclusão

O aumento de casos de afogamento recentes no litoral paulista é alarmante e deve ser um aviso para todos os banhistas sobre os perigos que o mar pode apresentar. É importante tomar precauções na hora de nadar e sempre seguir as orientações dos salva-vidas. Ainda mais do que nunca, os banhistas devem estar cientes dos perigos e tomar medidas de segurança adequadas. Afinal, nadar no mar não é um passatempo simples e inofensivo.

Se você gostou deste artigo, deixe seus comentários abaixo. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para mais dicas de segurança na praia.

Agradecemos a sua leitura.


Por /


广告位火热招租中