Lula convoca líderes para discutir estratégias no Congresso em meio à tensão entre os Poderes: o que

广告位火热招租中

Na manhã desta sexta-feira, 19 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com líderes do governo no Congresso e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O objetivo do encontro é alinhar o presidente federal com os últimos acontecimentos da relação do governo com o Congresso após sua visita oficial à Colômbia. Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Jaques Wagner (PT-BA) e José Guimarães (PT-CE) também participarão da reunião, assim como os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta.

Imagem relacionada a Congresso e Política
Imagem relacionada a Congresso e Política

O encontro visa reduzir a tensão entre os dois poderes e discutir estratégias para reverter propostas desfavoráveis ao governo, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Quinquênio e outras propostas atualmente em tramitação no Congresso que pode render até 70 bilhões de reais. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve agir pessoalmente para tentar desarmar essa “pauta-bomba”.

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Quinquênio

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou recentemente a PEC do Quinquênio. Considerada desfavorável ao governo federal, a tramitação da PEC agora está pronta para seguir para o plenário da Casa. O governo está trabalhando para encontrar saídas e reduzir a tensão com o Congresso.

Requerimento de autoria da deputada Adriana Ventura (Novo-SP)

Outro assunto de destaque na semana foi o requerimento apresentado pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP) que suspende a regulamentação da lei da igualdade salarial. O próprio presidente Lula e a primeira-dama, Rosângela da Silva, foram obrigados a intervir e evitar a derrubada do ato do governo pela Câmara. O requerimento chegou a entrar na pauta do plenário, mas acabou sendo retirado após acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Acertos com Lira

Nesta reunião, Lula também será informado sobre acordos feitos com o presidente da Câmara, Arthur Lira. O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, almoçou com Lira na quarta-feira, 17, para tentar contornar as tensões entre o deputado alagoano e o governo federal. Rui Costa repassou as informações a Alexandre Padilha, que repassará ao presidente o que foi conversado.

Imagem relacionada a Lei e Legislação
Imagem relacionada a Lei e Legislação

Em resumo, essa reunião é de extrema importância visto que o governo federal tem que lidar com uma série de pautas polêmicas em andamento no Congresso Nacional, as quais podem prejudicar severamente o governo. O presidente federal precisa estar alinhado com as discussões e estratégias para encontrar saídas e promover ações que garantam o sucesso e a governabilidade do país. Governar não é fácil, e o presidente Lula deve estar sempre atento e disposto a dialogar, cooperar, inovar e transformar o país.

Deixe sua opinião sobre este artigo nos comentários abaixo. Siga nossas redes sociais, deixe um like e compartilhe com seus amigos e familiares.

Obrigado por ler até aqui e até a próxima!


Por /


广告位火热招租中