"EUA: O Que Fazer Com A Rede De Energia Obsoleta? Descubra Como Uma Solução Rápida E Econômica

广告位火热招租中

A expansão da energia limpa nos Estados Unidos enfrenta desafios, especialmente a falta de linhas de transmissão. A construção de novas linhas pode levar uma década ou mais devido a atrasos em licenças e oposição local. Mas um estudo mostrou que a substituição das linhas de energia existentes por cabos feitos com materiais de última geração poderia dobrar a capacidade da rede elétrica em muitas partes do país. Essa técnica é amplamente utilizada em outros países, mas muitas empresas de serviços públicos dos EUA demoraram a adotá-la. Amol Phadke, cientista sênior da Universidade da Califórnia, em Berkeley, disse: “fomos surpreendidos com o grande aumento de capacidade que se pode obter com a recondução”, acrescentando que ainda é apenas uma parte da solução.

energia limpa
A substituição das linhas de energia existentes por cabos fabricados com materiais de última geração pode praticamente dobrar a capacidade da rede elétrica em muitas partes do país. Fonte: Unsplash API

Cabos avançados

Até a década de 2000, a maioria das linhas de energia consistia em núcleos de aço cercados por fios de alumínio. Esse projeto existe há um século. Várias empresas desenvolveram cabos que usavam núcleos menores e mais leves, como fibra de carbono, e podiam conter mais alumínio. Os cabos avançados podem transportar até o dobro de corrente do que os modelos mais antigos. A substituição das linhas antigas por esses cabos modernos pode ser feita rapidamente.

Capacidade dos corredores de transmissão

A atualização das linhas de energia com cabos avançados poderia praticamente dobrar a capacidade dos corredores de transmissão existentes por menos da metade do custo de construção de novas linhas. Se as empresas de serviços públicos dos EUA passassem a implantar cabos avançados em escala nacional, substituindo milhares de quilômetros de fios, elas poderiam aumentar quatro vezes mais a capacidade de transmissão até 2035 em comparação com o ritmo atual. Entretanto, ainda há dúvidas sobre quanto de energia eólica e solar adicional poderia ser construída perto das linhas existentes.

Desafios

Se o recondutoramento é tão eficaz, por que mais empresas de serviços públicos nos EUA não o fazem? Um dos problemas é a natureza fragmentada do sistema de eletricidade dos EUA, que na verdade são três redes gerenciadas por 3,2 mil empresas de serviços públicos e planejadores reguladores regionais. Isso significa que as novas tecnologias, que exigem um estudo cuidadoso e o retreinamento dos funcionários, muitas vezes se espalham mais lentamente do que em países menores. Além disso, as concessionárias geralmente têm mais incentivos financeiros para construir novas linhas do que para atualizar os equipamentos existentes. Alguns reguladores desconfiam do custo inicial mais alto dos condutores avançados, mesmo que eles se paguem no longo prazo. Muitas concessionárias também têm pouca motivação para cooperar umas com as outras no planejamento de transmissão de longo prazo.

Soluções

Entretanto, alguns projetos têm mostrado resultados positivos e quanto maior a demanda de eletricidade, mais as concessionárias estão superando sua cautela em relação às novas tecnologias. Em Montana, a Northwestern Energy substituiu recentemente parte de uma linha antiga por cabos avançados para diminuir o risco de incêndios florestais. Satisfeitos com os resultados, os legisladores de Montana aprovaram um projeto de lei que daria incentivos financeiros às empresas de serviços públicos para instalar cabos avançados. Um projeto de lei na Virgínia exigiria que as concessionárias de serviços públicos considerassem a tecnologia.

Conclusão

O recondutoramento é uma técnica promissora para a expansão da energia limpa nos EUA, mas ainda há desafios políticos e regulatórios que precisam ser superados. No entanto, muitas concessionárias estão superando sua cautela em relação às novas tecnologias. À medida que cresce a demanda de eletricidade, essa técnica pode ser uma das soluções para atender às metas do presidente Biden de abastecer o país com energia limpa até 2035.


Por /


广告位火热招租中