Casos de febre oropouche disparam no Brasil; conheça a doença 1. "Por que os casos de febre oro

广告位火热招租中

Com o aumento de casos de febre oropouche no Brasil, é importante entender mais sobre a doença e como se prevenir. A febre oropouche é uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito-pólvora ou maruim, que é encontrado na região amazônica, mas também pode ser encontrado em outras regiões do país. Os sintomas da febre oropouche são semelhantes aos da dengue, o que dificulta o diagnóstico e colabora para a subnotificação da doença.

Por que o número de casos está aumentando?

O aumento de casos está relacionado à descentralização do diagnóstico laboratorial para detecção do vírus nos Estados da região amazônica, onde a febre é endêmica. Além disso, mudanças climáticas, como o fenômeno El Niño, podem estar contribuindo para a reprodução dos mosquitos transmissores e, consequentemente, para a disseminação da doença.

O que é a febre oropouche?

A febre oropouche é uma doença causada pelo vírus oropouche, transmitido aos seres humanos principalmente pela picada do mosquito-pólvora ou maruim. O vírus foi detectado no Brasil na década de 1960 e desde então casos isolados e surtos foram relatados principalmente na região amazônica. A febre oropouche também já foi relatada em outros países da América Central e do Sul.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão ocorre quando um mosquito-pica primeiro uma pessoa ou animal infectado e, em seguida, pica uma pessoa saudável, passando a doença para ela. Existem dois tipos de ciclos de transmissão da doença: o ciclo silvestre, onde os animais são os hospedeiros do vírus, e o ciclo urbano, onde os humanos são os principais hospedeiros do vírus.

Como diferenciar a febre oropouche da dengue?

Além da diferença entre os mosquitos vetores, que, no caso da dengue, é o Aedes aegypti, as doenças se diferenciam pela evolução do quadro clínico. Uma característica específica da febre oropouche é a apresentação de ciclo bifásico, enquanto a dengue pode evoluir para dores abdominais intensas e, em casos graves, hemorragias internas. Os sintomas das duas doenças são semelhantes, o que dificulta o diagnóstico.

Como prevenir?

As formas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde incluem evitar áreas onde há muitos mosquitos, usar roupas que cubram a maioria do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele, manter a casa limpa, removendo possíveis criadouros de mosquitos, e seguir as orientações das autoridades de saúde locais em caso de casos confirmados na região.

Conclusão

A febre oropouche é uma doença preocupante que está se espalhando pelo Brasil, especialmente na região amazônica. É importante ficar atento aos sintomas e tomar as precauções necessárias para se prevenir. Se você suspeita que pode estar com a doença, procure um médico imediatamente.

Imagens

vírus
Vírus
mosquito
Mosquito

Nós recomendamos que você comente abaixo com suas dicas de prevenção e compartilhe esta informação com amigos e familiares. Obrigado por ler!


Por /


广告位火热招租中