Por que perdeu dinheiro no Tesouro Direto? Descubra por que e aprenda o que fazer para evitar perdas

广告位火热招租中

Você está preocupado por ter perdido dinheiro no Tesouro Direto por causa do aumento das taxas dos títulos públicos? Você não está sozinho. Na última semana, as taxas dos títulos públicos dispararam. Embora possa ser uma boa oportunidade para quem quer investir, isso pode trazer prejuízos para quem já tem dinheiro aplicado, principalmente em papéis prefixados e Tesouro IPCA+, que são mais voláteis. A boa notícia é que esse saldo negativo é geralmente temporário.

Sempre que há um aumento significativo das taxas, o preço dos títulos tende a cair, o que é uma relação inversamente proporcional. Isso significa que, se você tem um título que paga IPCA + 4% ao ano, ele é menos atraente do que um título de igual prazo que remunera IPCA + 6% ao ano. Claramente, todo mundo prefere o papel com juros mais generosos, e isso pode desvalorizar o que você tem.

O inverso também pode ser verdadeiro. Se o mercado estiver com juros IPCA + 3%, seu investimento irá se valorizar neste cenário. Com isso, há chances de perdas e ganhos até o vencimento, mas o ideal é manter a calma e aguardar.

Mas como essa marcação a mercado funciona? E como você pode evitar sustos no futuro? Continue lendo para saber mais.

Qual é o impacto da marcação a mercado?

Esses movimentos de valorização e desvalorização dos títulos de acordo com os juros do mercado têm um nome: marcação a mercado, que é considerada um risco inerente a alguns títulos de renda fixa, como Tesouro IPCA e prefixados, entre outros. Quanto mais longo o prazo do seu título, maiores tendem a ser os saculejos que ele terá pelo caminho. E é por isso que os papéis longos oferecem uma remuneração melhor ao investidor, porque é difícil de prever o comportamento do mercado no futuro.

Como minimizar os riscos do Tesouro Direto?

1. Invista apenas o dinheiro que você não precisa a curto prazo

Os investimentos em títulos ou mesmo prefixados devem ser recursos que você não precisa resgatar a curto prazo. Nada de colocar recursos para emergências nesses papéis, especialmente para evitar a marcação a mercado.

2. Escolha títulos com prazos de vencimento adequados

Escolha títulos cujos prazos sejam adequados aos seus objetivos. Se você precisa do dinheiro em breve, opte por investimentos mais conservadores, como fundos de renda fixa DI. Deve-se lembrar que o Tesouro Direto é adequado para investimentos de longo prazo.

3. Entenda como funciona a marcação a mercado e os diferentes tipos de títulos.

Entenda o que é a marcação a mercado, seu impacto nas finanças e o comportamento do mercado em relação a títulos de longo prazo. Além disso, conheça os títulos públicos para escolher as melhores opções de acordo com seus objetivos.

4. Monitore seus investimentos e resgate os títulos apenas em casos de necessidade.

Monitore seus investimentos com regularidade para tomar decisões adequadas. No entanto, evite querer alterar seus planos por causa de variações de curto prazo: o objetivo dos investimentos a longo prazo também é não permitir que interferências de curto prazo alterem seus planos ou seus investimentos. Resgate os títulos apenas em caso de necessidade, caso contrário, não vale a pena por conta das perdas em marcação a mercado.

5. Busque orientação de um profissional de investimentos se precisar de ajuda.

Finalmente, sempre procure ajuda de um profissional de investimentos quando precisar de orientação sobre seus investimentos a longo prazo. Você pode aprender muito com suas próprias experiências, mas um especialista pode ajudá-lo a corrigir erros e evitar desapontamentos.

E agora? O que fazer?

Para os investidores com títulos de vencimento mais próximos, as perdas dos últimos dias foram menos acentuadas. Para aqueles que perceberam essa perda, a solução talvez seja algo amargo: esperar. A maioria dos especialistas vê o cenário como temporário.

Para aqueles que não aguentam ver perdas, mesmo que passageiras, há duas alternativas: não verifique o saldo dos investimentos todos os dias, especialmente durante períodos estressantes como este, ou ter um pouco de paciência e saber que você pode recuperar parte de seu investimento. Quando o saldo ficar positivo ou com menos perdas, você poderá fazer o resgate e migrar para investimentos que não tenham a marcação a mercado para assombrar.

Entenda o que houve

A disparada das taxas no Tesouro Direto começou na segunda-feira. Dois dias depois, os retornos prometidos já estavam a 6% acima da inflação. Na ocasião, o Governo anunciou que mudaria sua meta fiscal, trocando um superávit por um déficit zero para 2025. E o mercado não gostou nada disso, porque entendeu que a responsabilidade com as contas públicas era menos sólida do que deveria. O Governo passou a imagem de gastador. Essa percepção faz com que os investidores percam a confiança no Brasil e, consequentemente, no Tesouro, por verem um risco de calote maior vindo do suposto "mau pagador".

Portanto, para alcançar ainda mais investidores e obter um importante fluxo de saques, o Tesouro precisa oferecer taxas mais atrativas. Essa onda de pessimismo levou as taxas do Tesouro IPCA (remuneração pós-fixada que paga acima da inflação) a chegar a 6,10% mais inflação para os títulos mais longos, com vencimento somente em 2060. E como consequência, aprofundou as perdas dos investidores com dinheiro em títulos públicos.

Na medida em que ocorrer uma melhora com relação à sensação de calote e a incerteza econômica, as taxas tendem a voltar a patamares mais razoáveis, fazendo com que as perdas diminuam gradativamente. Da mesma maneira, uma sinalização de corte de juros nos EUA poderia interferir nas taxas do Brasil de maneira positiva, diminuindo a busca por papéis do Tesouro e, consequentemente, aumentando os investimentos em mercados emergentes e imprevisíveis como o Brasil.

Outros conteúdos de seu interesse:

  • Gastar Bem: Quina 6418 acumula e renova maior prêmio da história em concursos regulares; veja números sorteados
  • Gastar Bem: Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2713, e prêmio vai a R$ 72 milhões; veja números sorteados
  • Gastar Bem: Mega-Sena 2714 sorteia prêmio estimado em R$ 72 milhões hoje; veja como apostar e fazer bolão
  • Tesouro Direto: Tesouro interrompe negociações de títulos públicos prefixados e atrelados à inflação
  • Programas sociais: Bolsa Família de abril começa a ser pago hoje; veja calendário e como saber se vai receber
Desespero
Ilustração - Desespero

Nós do time de SEO sabemos a importância de entender como lidar com as variações do Tesouro Direto e como minimizar o risco da marcação a mercado, e queremos compartilhar esse conhecimento com você. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas. Deixe um comentário abaixo com suas opiniões e sugestões ou nos siga nas redes sociais para estar sempre atualizado.

Agradecemos por ler nosso conteúdo e conte conosco para futuras dúvidas e esclarecimentos.


Por /Isabel Filgueiras


广告位火热招租中