O descontentamento de Lula com os ministros: casos polêmicos desde o início do governo.

广告位火热招租中

Recentemente, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma cobrança pública aos seus ministros pedindo maior atuação na articulação política. Durante o lançamento do programa Acredita, em 22 de abril, Lula apontou a necessidade da participação dos ministros Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Wellington Dias e Rui Costa na interlocução com o Congresso Nacional.

Imagem relacionada com política brasileira
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Wilton Junior/Estadão

O programa Acredita, que visa conceder créditos para pequenos negócios e Microempreendedores Individuais (MEIs), precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado e, por isso, a cobrança de Lula se torna relevante.

Os ministros cobrados por Lula

Geraldo Alckmin deve ser mais ágil

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Indústria e Serviços, foi cobrado por Lula a ser “mais ágil” na interação com o Congresso Nacional. Devido à pouca representatividade do Partido dos Trabalhadores (PT) no Congresso, Lula afirmou que é necessário que os ministros atuem mais.

Fernando Haddad deve estar mais presente no Congresso

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi cobrado por Lula a participar mais da interlocução com o Congresso. Lula pediu que Haddad leia menos e esteja mais presente no Congresso, a fim de auxiliar na aprovação de projetos de lei importantes.

Wellington Dias e Rui Costa devem passar uma parte do tempo conversando com parlamentares

Os ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, e Rui Costa, da Casa Civil, também foram cobrados por Lula a passarem uma parte do tempo conversando com parlamentares em prol da aprovação de projetos de lei.

Preocupações anteriores de Lula com seus ministros

Este não foi o primeiro episódio em que Lula fez cobranças aos seus ministros desde o início do governo. Em reunião ministerial em março deste ano, o presidente demonstrou preocupação com a falta de divulgação dos programas do governo e pediu aos ministros que viajassem mais pelo país para apresentar as iniciativas da gestão.

Lula também já proibiu que seus ministros tivessem “novas ideias” em uma reunião ministerial realizada em junho de 2020. O presidente pediu que o governo federal entregasse aquilo que foi prometido durante a campanha presidencial de 2022.

Conclusão

A cobrança feita por Lula aos seus ministros evidencia a preocupação do presidente com a interlocução do Executivo com o Legislativo. A participação dos ministros pode ser crucial para a aprovação de projetos de lei importantes para o país.

Segundo Lula, o PT tem poucos congressistas e, por isso, é necessário uma maior atuação dos ministros. O presidente reiterou a importância da interação dos ministros Alckmin, Haddad, Dias e Costa com os parlamentares e agradeceu o empenho de seus ministros em atender às demandas do governo.

Como você acha que os ministros podem melhorar a interação com o Congresso Nacional? Deixe sua opinião nos comentários.

Inscreva-se no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para receber mais conteúdos relevantes.

Não deixe de comentar, curtir e agradecer por ter lido este artigo.


Por /


广告位火热招租中