Bancos oferecem transferências inteligentes: como funciona essa inovação e por que você deveria usá-

广告位火热招租中

As transferências inteligentes são uma nova ferramenta trazida pelo open finance - o sistema financeiro aberto – que já começa a ser disponibilizada aos primeiros usuários. Nove bancos realizaram a publicação da API de Pagamentos automáticos, já ofertando a funcionalidade de transferências inteligentes, que foi lançada na última segunda-feira.

Qual é o prazo para implementação total da infraestrutura?

Os bancos têm até o dia 29 de abril para fazer a implementação total da infraestrutura tecnológica necessária para a novidade funcionar. Parte dessa infraestrutura é a API (Interface de Programação de Aplicativos), que faz a ponte por onde as informações compartilhadas passam para chegar de uma instituição a outra. A partir do cumprimento dos requisitos técnicos, cada banco pode escolher quando e como o recurso vai chegar aos seus clientes.

Quais bancos já oferecem a transferência inteligente?

Dentre os bancos que já oferecem o recurso desde o dia 16, estão:

  • Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.
  • Indigo Investimentos DTVM Ltda
  • Accredito - Sociedade de Credito Direto S.A.
  • Banco Bs2 S.A.
  • Banco Fibra S.A.
  • Banco Ribeirao Preto S.A.
  • Banco Voiter S.A
  • Superlogica Sociedade de Credito Direto S.A.
  • Confederação Nacional das Cooperativas Centrais de Crédito e Economia Familiar e Solidária - Cresol Confederação

O Mercado Pago também informou ao mercado que a estrutura está pronta para fazer parte do ecossistema que viabiliza o fluxo de transferências inteligentes.

Como esta nova funcionalidade pode transformar a experiência das pessoas físicas e jurídicas?

"O banco digital enxerga que esta funcionalidade, aliada aos dados compartilhados por usuários via Open Finance, tem potencial de transformar a experiência de pessoas físicas e jurídicas, permitindo visão unificada de suas contas e automatizando transferências entre contas de mesma titularidade para obter os melhores benefícios financeiros de forma automatizada", informou a instituição em nota.

Patrícia Leal, diretora de inovação em pagamentos do Mercado Pago, reforça que a agenda permite uma gestão única aos brasileiros sobre as suas finanças. Se um usuário tem duas contas e uma delas fornece melhor rendimento, com os dados compartilhados e a transferência inteligente ele pode automaticamente ter o dinheiro alocado na conta que rende mais.

Além da transferência inteligente, que outro recurso foi liberado no último dia 15?

Outro recurso sob o escopo do open finance que também foi liberado no último dia 15 e que gradualmente deve chegar aos usuários é o agendamento de pagamentos recorrentes, que permitem, como o próprio nome diz, agendar pagamentos que têm valor fixo, como mesada, professor particular, doações, entre outras remessas.

Quem pode usar o mecanismo de transferências de valores para outros destinatários?

Tanto o usuário pessoa física quanto a jurídica poderão usar o mecanismo de transferências de valores para outros destinatários. Os valores das remessas serão sempre fixos e feitos na data escolhida por ele.

Em que fase do open finance essas soluções fazem parte?

As duas soluções fazem parte da Fase 3 do open finance, que é a de pagamentos.

Imagens utilizadas:

Imagem relacionada à finanças Imagem relacionada a dinheiro

Essa nova ferramenta trazida pelo open finance de transferências inteligentes promete uma grande inovação no sistema financeiro, transformando a forma como as pessoas administram suas finanças. Isso demonstra que a área de SEO precisa estar atenta a essas novidades e aos termos relacionados ao open finance, para que os resultados apresentados pelos mecanismos de busca estejam sempre atualizados e relevantes.

Você tem alguma dúvida ou comentário sobre o assunto? Compartilhe conosco!

E não esqueça de nos seguir nas redes sociais e deixar seu like no post. Agradecemos pela leitura e até a próxima!


Por /Gabriela da Cunha


广告位火热招租中