TSMC supera expectativas com lucro maior, mas ações sofrem queda: maior fabricante de chips do mundo

广告位火热招租中

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSM), empresa que fabrica chips para grandes corporações como a Apple e Nvidia, anunciou um aumento em seus lucros pela terceira vez consecutiva. Segundo a agência Dow Jones, a alta foi impulsionada pelo aumento na demanda de chips avançados, que são utilizados para aplicação em inteligência artificial (IA).

O lucro líquido da empresa no primeiro trimestre de 2023 aumentou 8,9% em relação ao trimestre anterior, totalizando 225,49 bilhões de novos dólares taiwaneses (equivalentes a US$ 6,96 bilhões). Esse resultado excedeu as expectativas dos analistas, que previam um lucro de 215,40 bilhões de novos dólares taiwaneses, de acordo com a FactSet.

Apesar do aumento nos lucros, as ações da empresa registraram queda de 4,16% no pré-mercado da Nasdaq. A receita da TSM no primeiro trimestre teve um aumento de 16,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 592,64 bilhões de novos dólares taiwaneses, impulsionada principalmente pela receita registrada em março, que subiu 34% em relação ao ano anterior, e superou as expectativas.

Como a TSMC se destacou no mercado de tecnologia?

De acordo com a TSMC, a receita do primeiro trimestre do segmento de computação de alto desempenho, que inclui chips de inteligência artificial, aumentou cerca de 3% em um trimestre sazonalmente mais fraco e 22% na base anual, representando 46% das receitas, maior patamar desde 2018, quando a empresa passou a segmentar sua receita. Já o segmento de smartphones caiu 16%, e o de Internet das Coisas cresceu 5%. A receita de clientes na América do Norte representou 69% do total, abaixo dos 72% no quarto trimestre.

Qual a perspectiva para a TSMC?

Embora a TSMC tenha reduzido sua previsão geral para o crescimento de semicondutores para 10%, a administração da empresa manteve sua perspectiva de crescimento na faixa baixa a média de 20% em 2024. De acordo com Matt Bryson, analista da corretora americana Wedbush, as vendas da TSMC ficaram modestamente acima da média em dólares, evidenciando que a empresa antecipa que seu quase monopólio na produção de fundição de ponta permanecerá.

A administração da TSMC também comentou que as tendências de IA são positivas e que o crescimento é mais forte do que o esperado, sendo a demanda maior do que a oferta. Apesar do setor automotivo ser apontado como o principal ponto fraco, a empresa ainda espera recuperação na demanda por smartphones e PCs lentamente

Previsão de valorização das ações da TSMC

Bryson reitera a classificação superior da TSMC e aumentou o preço-alvo de 850 para 900 novos dólares taiwaneses, afirmando que a empresa deverá ter margens melhores no segundo trimestre, já que espera combinar melhor seus preços com o valor e o custo de seu próximo processo. Atualmente, as ações da TSMC são cotadas a 804 novos dólares taiwaneses.

Imagem de tecnologia
Imagem ilustrativa de tecnologia. Crédito: Unsplash

Conclusão

Com a maior parte da demanda por chips de alto desempenho sendo utilizados em aplicação de inteligência artificial, a TSMC se destaca como principal fornecedora do mercado global. Apesar de a queda na demanda por smartphones representar um ponto de atenção para a empresa, sua previsão de crescimento mantém-se otimista, gerando perspectivas positivas para a TSMC no médio prazo.

Agora é a sua vez de participar: o que você acha das perspectivas da TSMC no cenário atual? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este artigo!

Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais, seguir nossas atualizações diárias e compartilhar com seus amigos.


Por /valor-investe


广告位火热招租中