PEC do Quinquênio: Líder do governo na Câmara promete impedir a aprovação do projeto que trará &quot

广告位火热招租中

Recentemente, o Senado Federal aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que recria o quinquênio para juízes e procuradores, conhecida como "PEC do Quinquênio". Tal emenda garante aos beneficiários um adicional de 5% do salário a cada cinco anos, no limite de até 35%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), esteve à frente da iniciativa e, apesar de avanços, as críticas não param.

Como a PEC pode afetar atualmente?

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), não poupou críticas à medida aprovada pelo Senado e afirmou que a PEC tem potencial para "quebrar o país". Segundo o líder, a medida quebra fiscalmente o país, não tem fundamento e pode impactar negativamente a economia. Além disso, Guimarães ressaltou que a PEC rachou até mesmo a base aliada do governo, pois a mesma foi aprovada por alguns governistas.

Por que a PEC pode desencadear um mau sinal na economia?

A justificativa do Executivo é que, da forma como está, a PEC pode ter um impacto anual de R$ 42 bilhões nas contas públicas. Membros da equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, veem com preocupação e um "mau sinal" o avanço da PEC. Isso porque, na visão desses membros, a ampliação de despesas de forma permanente pode desancorar as expectativas da economia e agravar ainda mais os efeitos devastadores da pandemia em setores que já estão passando por uma crise econômica.

Outras categorias que serão beneficiadas pela PEC

O relatório do senador Eduardo Gomes (PL-TO) inclui também outras categorias entre as beneficiadas pela PEC, como delegados da Polícia Federal, membros da Advocacia Pública da União e da Defensoria Pública. Segundo a publicação, a PEC do Quinquênio tende a gerar prejuízos ao país, prejudicando indevidamente outros setores menos favorecidos.

Imagem ilustrativa de dinheiro
Imagem ilustrativa de dinheiro

Você concorda com a aprovação da PEC?

Deixe sua opinião nos comentários abaixo, bem como compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais. Não se esqueça de nos seguir para mais atualizações no mundo da economia.

Imagem ilustrativa de política
Imagem ilustrativa de política

Agradecemos por ler até aqui e esperamos ter contribuído para a sua compreensão deste assunto.

Nós valorizamos sua opinião e gostaríamos de encorajá-lo a deixar um comentário abaixo e a nos seguir em nossas redes sociais, para se manter atualizado com as ultimas notícias do mundo da economia e da política. Obrigado por ter escolhido nosso conteúdo!


Por /Renan Truffi e Mariana Assis


广告位火热招租中