Novas tendências em design de cozinha: As apostas de designers internacionais são apresentadas em Mi

广告位火热招租中
```html

MILÃO - Nascida em 1974 e, desde então, afirmando-se como feira referência em seu setor, a Eurocucina, mostra bienal de cozinhas paralela ao Salão do Móvel de Milão, reúne cerca de uma centena de expositores. São na maioria italianos - mas há também forte presença europeia em geral, sobretudo germânica -, que trazem em comum o alto nível tecnológico e de qualidade de seus produtos.

Cozinha Aritmética, de Gabriele Centazzo, tem facilidades externas, enriquecendo a funcionalidade das áreas de trabalho Foto: Valcucine/Divulgação

Edição após edição, o evento vem atestando a crescente importância da cozinha no desenho da casa contemporânea e também as mudanças de hábitos, formas e materiais, cores e tecnologias envolvidos em sua montagem. Em menos de quatro décadas, pelas lentes da Eurocucina, vimos a cozinha migrar de área isolada e fora do alcance dos olhos para um espaço de permanência, plenamente integrado à área social da casa. Como testemunhamos, também, a evolução de seu desenho, partindo de zonas de armazenamento, preparação e consumo, sempre separadas, para uma ilha capaz de absorver todas essas funções.

Leia também

  • Brasil marca presença forte na Semana de Design em Milão; confira os destaques

  • Semana de Design de Milão abre espaço para ‘sangue novo’; veja as criações de jovens talentos

Sustentabilidade e minimalismo em alta

PUBLICIDADE

Em uma edição na qual o apelo sustentável e o minimalismo bateram forte na imaginação dos designers, nas cozinhas apresentadas este ano parece não haver lugar para desperdícios. Não apenas entre os elementos estruturais, mas também nas superfícies, nas quais o alumínio volta a ganhar espaço - material 100% reciclável, capaz de assegurar vida longa a qualquer projeto.

Na maioria das coleções apresentadas prevalece também a vontade de sintetizar o ambiente em uma única - e autossuficiente - ilha central com proporções estudadas, materiais nobres e desenho “à la carte”. Quase como uma microarquitetura doméstica, voltada para o prazer de cozinhar e de conviver. E que, em tempos de temperaturas elevadas, está levando o cômodo a ultrapassar sua última fronteira: ou seja, a invadir o espaço externo e partilhar varandas, quintais e terraços.

Cozinha Bahia é o lançamento da Leich mais importante nesta semana de design Foto: Leich/Divulgação

Sempre preocupada em propor soluções que ampliem a interação diária com a cozinha, criando novas experiências, a designer e fundadora da italiana Valcucine, Gabriele Centazzo, cita como peça síntese de sua nova safra a cozinha Aritmética, que teve suas três áreas, de cozimento, lavagem e preparação, unificadas e reequipadas com a introdução de novos elementos de madeira.

Leia também

  • Tem cozinha pequena e pouco espaço de bancada? Veja dicas úteis para o dia a dia

  • Conheça as tendências em luminárias e saiba como criar ambientes aconchegantes e funcionais em casa


Por /


广告位火热招租中