Joel Jota: Mentor do COB para Paris-2024 com acusações de mentir sobre sua carreira

广告位火热招租中

Joel Jota, ex-nadador e atual "mentor" do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, está sendo alvo de críticas no meio esportivo. Atletas acusam o coach de mentir sobre sua carreira, e questionam a escolha dele como mentor do Time Brasil. Joel atua como "treinador de alta performance" e se intitula "o maior especialista em desempenho no Brasil". No entanto, informações questionam a veracidade de sua trajetória como atleta.

Imagem de um coach
Imagem ilustrativa de um coach. Créditos: Unsplash API

Quem é Joel Jota?

Joel Jota se tornou conhecido como um influenciador digital, acumulando mais de 5 milhões de seguidores no Instagram. Começou a trabalhar como coach esportivo em 2013 e ministrou cursos para o pai de Neymar, o que o levou a ser coordenador do Instituto Neymar Jr entre 2014 e 2021. O novo mentor do Time Brasil promove palestras e eventos e vende cursos e mentorias que prometem "elevar a produtividade de equipes" e "injeção de motivação e estratégias de alta performance para todos". Nenhum detalhe sobre as atividades é descrito no site. Ele também é autor de seis livros que abordam esses mesmos temas.

O que está sendo questionado sobre a carreira de Joel Jota?

Atletas brasileiros, incluindo a ex-nadadora Joanna Maranhão e o medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Bruno Fratus, questionaram a veracidade das informações postadas no site de Joel Jota. Até esta quarta-feira, dia 17, constava em seu site um trecho em que dizia ter sido "considerado um dos nadadores mais rápidos do mundo". A afirmação foi removida nesta quinta-feira, dia 18. Em seu site, Jota afirma ter integrado a seleção brasileira de natação e ser campeão brasileiro. A informação também foi contestada por Joanna Maranhão. "Joel nunca esteve na equipe principal. A esposa dele, a também ex-nadadora Larissa Cieslak, esteve no Pan-Americano de 2007, 2011 e salvo engano algum Pan-Pacífico." Bruno Fratus também criticou a escolha de Jota como mentor do Time Brasil e afirmou que "jamais se venda em troca de likes e engajamento. Tudo tem limite, inclusive marketing".

O que os outros atletas estão dizendo?

Gabi Guimarães, ponta da seleção brasileira de vôlei medalhista de prata em Tóquio-2020, Parabenizou Joel Jota no Twitter, assim como Pepe Gonçalves, do remo, e Virna, ex-jogadora de vôlei.

Imagem dos Jogos Olímpicos
Imagem ilustrativa dos Jogos Olímpicos. Créditos: Unsplash API

Qual é a repercussão do caso?

O caso de Joel Jota tem gerado bastante polêmica no meio esportivo, com vários atletas questionando a veracidade de suas informações. A escolha dele como mentor do COB para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 também está sendo contestada. O COB e o empresário ainda não se manifestaram sobre as acusações.

Qual é a importância da escolha de um mentor para um Time Olímpico?

A escolha de um mentor para um Time Olímpico é de grande importância para a preparação dos atletas e para o desempenho deles durante a competição. O mentor é responsável por auxiliar os atletas a entenderem seus objetivos, planejarem ações para alcançá-los e enfrentarem eventuais dificuldades. A escolha do mentor deve levar em conta sua experiência e currículo, a fim de garantir que os atletas recebam um suporte de alto nível.

Qual é a lição que podemos tirar do caso Joel Jota?

O caso de Joel Jota nos mostra que a veracidade das informações deve ser essencialmente questionada, principalmente quando se trata da atividade de coach esportivo/Autor de livros, uma vez que essa atividade depende diretamente da história de vida do profissional. A escolha de um mentor para um Time Olímpico deve ser feita levando em conta suas habilidades e experiência, a fim de garantir um suporte de alto nível aos atletas.

Deixe sua opinião sobre o caso nos comentários abaixo. Não se esqueça de seguir nossas redes sociais, curtir e compartilhar.


Por /


广告位火热招租中